quinta-feira, 23 de maio de 2013

VISITA AO TERMINAL DO ANTÔNIO BEZERRA




Nesta terça-feira, 21 de maio, diretores do SINDIGUARDAS/APROSPEC visitaram o terminal do Antônio Bezerra.  A ida ao equipamento faz parte de uma série de visitas que vêm sendo realizadas pela diretoria do sindicato e associação.

Ao chegarem ao local o grupo ficou surpreso com o fato do equipamento não contar com uma guarnição- equipe de guardas- fixa. Na ocasião o terminal só contava com uma equipe volante do PUMA- Pelotão Urbano Motorizado de Apoio (Puma).

No local, os diretores conferiram de perto as condições de trabalho dos servidores. O terminal do Antônio Bezerra foi reformado recentemente. Apesar de melhorias para os usuários, no equipamento não existe sala para guarnição e ainda encontramos no local resto de materiais de construção, como pedras portuguesas, que podem, em um conflito, serem utilizados como armas por marginais.

Os guardas municipais presentes foram informados sobre pontos da pauta de reivindicação da categoria como: a questão da necessidade de manter a atual escala de serviço e suas variações (atualmente a escala é de 12 por 60, a prefeitura quer retornar para 12 por 36) e a regulamentação da Gratificação Fixa no valor de R$920 (a gratificação irá beneficiar todo o efetivo, o objetivo é repor as perdas salariais).
Durante a visita os guardas do PUMA receberam uma denuncia de que marginais estariam realizando assaltos ao redor do Terminal. Os guardas abordaram os suspeitos, como não encontraram objetos resultados de roubos, o grupo foi liberado.

Diretores APROSPEC/SINDIGUARDAS presentes na visita:

Honorato de Lima
Paulo Amaral
Carlos Amaral
Bruno Brandão

quarta-feira, 8 de maio de 2013

DIRETORES APROSPEC/SINDIGUARDAS SE REUNEM COM SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA E FINANÇAS DE CAUCAIA.



Os diretores do SINDIGUARDAS/APROSPEC estiveram reunidos na tarde desta terça feira, na sede Secretaria de Finanças de  Caucaia, com o Secretário de Finanças, Ramiro Barroso e o Secretário de Segurança, Cel. Sadon Pereira Pinto.

Na ocasião o Secretário de Finança expôs a situação financeira do Município de Caucaia. Ramiro Barroso apresentou as contas para justificar o fato da Prefeitura não ter como cumprir, de imediato, todas as demandas dos Guardas Municipais de Caucaia. No momento, com o que tem em caixa, o Secretário Ramiro Barroso prometeu pagar a diferença do reajuste acordado no começo do ano, de 5,83%. Esta promessa deverá ser cumprida em julho. Já as demandas que não poderão ser cumpridas agora, devem ser acertadas no segundo semestres deste ano.

Já o Secretário de Segurança Urbana e Tecnologia, Cel Sadon, solicitou que os diretores SINDIGUARDAS/APROSPEC entreguem um documento com uma lista de sugestões de compra de equipamentos para a Guarda Municipal de Caucaia.

No fim do encontro uma nova reunião foi acertada para a próxima terça feira, 14 de maio, as 14 horas, na sede provisória da Guarda Municipal de Caucaia. Desta vez a reunião dos diretores SINDIGUARDAS/APROSPEC será com o Secretario Segurança Urbana e Tecnologia, Cel. Sadon Pereira Pinto.

APROSPEC/SINDIGUARDAS APURAM DENÚNCIAS NA SER VI



Os diretores do SINDIGUARDAS e da APROSPEC, Gd. Honorato de Lima e Paulo Amaral estiveram, nesta terça – feira, às 17 horas, na sede da Secretária Regional VI com o objetivo de apurar denúncias realizadas pelos próprios guardas municipais lotados no equipamento.

A estrutura do espaço destinado aos guardas não é, nem de longe a adequada. Existem buracos nas paredes, amontoados de móveis quebrados, paredes descascando, equipamentos antigos e danificados... A falta de estrutura compromete diretamente o bom serviço prestado pelos servidores.

Os diretores puderam conferir de perto algumas mudanças realizadas pelo secretário da regional consideradas, no mínimo, questionáveis. O secretário, Renato Lima, transferiu o fraldário do equipamento para dentro do espaço exclusivo para os guardas municipais. Ou seja, os guardas muitas vezes estão realizando refeições e as mães, populares em atendimento na SER VI, entram na sala, dita exclusiva para os guardas, para trocar a fralda suja dos filhos, a roupa. Uma cena no mínimo indigesta.


Mas a denúncia mais grave é a de assédio moral. Os guardas relatam que inúmeras vezes já foram humilhados e mal- tratados pelo titular da SER VI, Renato Lima. Um servidor relatou que em uma ocasião, Renato Lima gritou com ele na frente de populares e outros servidores, e chegou até a dizer que não gostava de guardas municipais. Depois do ocorrido o guarda passou mal, teve um pico de pressão alta.

Os diretores APROSPEC/SINDIGUARDAS irão tomar as devidas providências na busca para solucionar a questão.