Foi realizada no último sábado,
26/01/2013, Assembleia do SINDIGUARDAS conforme edital de convocação publicado
no jornal O Povo de 22 de janeiro de 2013 e divulgação feita na internet e por
telefone. A pauta de deliberações foi a seguinte:
1.
Reformulação do Estatuto;
2.
Proposta de compra de veículo;
3.
Aumento de contribuição assistencial;
4.
Esclarecimentos sobre a Campanha salarial de
Fortaleza.
Segue o que ficou decidido:
Foi aprovado pela maioria dos
presentes o aumento da contribuição assistencial (mensal) para 4% do salário base.
Agendou-se, ainda, uma nova Assembleia para 02/03/2013 onde será apresentada a
prestação de contas anual do SINDIGUARDAS.
Foi proposta a realização de uma
audiência pública na Câmara dos Vereadores a respeito do processo de
privatização da Segurança Pública.
Ficou acertado também a criação de
uma comissão de 7(sete) associados que ficarão encarregados de propor diversas
ações do sindicato, auxiliar na proposição de projetos de lei do vereador
Márcio Cruz, acompanhar a diretoria do sindicato em visitas aos postos de
serviço das Guardas Municipais com o objetivo de conscientizar a categoria
sobre a necessidade de mobilização. Os componentes do referido grupo são: GD F.
Bezerra, GD H. Souza, GD Niedja, GD Jairo, GD Jerônimo, SI Morais, GD Diógenes.
Na oportunidade, surgiu a sugestão
de um dos presentes para que fosse realizado evento beneficente a fim de
arrecadar recursos para a compra de um veículo para o sindicato, o que ficou de
ser analisado pela diretoria.
A respeito da Campanha Salarial de
Fortaleza foi ratificada a pauta que havia sido definida na última assembleia
ocorrida em dezembro de 2012, a saber:
01-
Reajuste do salário base para o valor de
R$900,00;
02-
Reajuste no auxílio refeição que hoje gira em
torno de R$ 6,40 para R$15,00;
03-
Correção do adicional noturno, com pagamento
aferido sobre o total bruto dos proventos e não sobre o salário base;
04-
Concurso público para duas mil vagas;
05-
Diminuição do interstício da promoção por
capacitação de 3 anos para 2 anos;
06-
Atualização dos anuênios e pagamento dos
atrasados;
07-
Correção das horas extras incorporadas, com
equiparação ao valor da hora extra atual (reajuste anual igual ao do salário
base);
08-
Seguro de vida em grupo no caso de morte ou
lesões, moléstias, e outras enfermidades e debilidades graves relacionadas ao
serviço ou em decorrência dele, com um valor inicial de R$ 100.000,00 (cem mil
reais com cobertura total);
09-
Reestabelecer o auxílio funeral de modo que
cubra todas as despesas correlatas ao sinistro e com o pagamento imediato do
mesmo a família do servidor;
10-
Aposentadoria Especial aos 25 anos de prestação
de serviço;
11-
Compra de viaturas adequadas ao serviço;
12-
Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual
– EPI, padronizados e
normatizados, para os servidores que fazerem uso esporádico ou constante
de bicicletas e motocicletas, assim como o fardamento específico para o serviço
nestes equipamentos;
13-
Criação de uma comissão formada por servidores,
sindicatos, técnicos da prefeitura e do setor de licitação da GMF, para
deliberar através de análise e aprovação da comissão sobre a compra de produtos
e contratação de serviços para a instituição;
14-
Aumento do Diferencial hierárquico, de 10% para 40
%, e de 15% para 60%;
15-
Porte de arma de fogo em serviço e a paisana,
com assinatura do convênio com a Polícia Federal;
16-
Eleição através de lista tríplice para cargos de
comando dentro da instituição;
17-
Mesa de negociação permanente mensal;
18-
Gratificação para servidores de carreira que
ministrem cursos dentro da instituição exclusivos ou alusivos da área de segurança
pública com recursos da PMF;
19-
Gratificação de difícil acesso para servidores
lotados em postos com este perfil. (assim como os servidores da saúde e
educação);
20-
Carteira funcional com fé pública confeccionada
em papel moeda e com outros itens contra falsificação, incluindo o decreto de lei
nº5. 871/06 que faz menção do porte de arma em serviço e a paisana;
21-
Fardamento completo distribuído ao contingente
anualmente com regulamentação e padronização do mesmo em lei;
22-
Regulamentação da Escala 12 X 60;
23-
Alteração do percentual da gratificação de
incentivo a titulação para 50% e 100% para graduação e pós-graduação,
respectivamente;
24-
Gratificação para servidores lotados nos
hospitais, postos de saúde, CAPS, Pelotões e terminais;
25-
Aplicação da comissão de saúde e segurança do
servidor, e eleição de membros para a Comissão Interna de Prevenção de
Acidentes – CIPA/GMFDC, com mandato de dois anos com recondução por igual
período e extensão de gratificação para todos os componentes;
26-
Eleição para os membros da Brigada de incêndio
da GMFDC;
27-
Construção da sede própria da GMFDC com os
seguintes itens:
·
Recepção e salas climatizadas para todo setor
administrativo, Direção geral, setor operacional-UNIOP, pelotões, transporte, vídeo
monitoramento e logística.
·
Sala de reuniões, gerenciamento prévio de
eventos e demanda de contingente.
·
Construção da sala das armas ou armaria e
munições de acordo com a regulamentação e autorização do ministério da justiça.
·
Espaço multimídia com acesso direto a internet e
a cursos EAD.
·
Refeitório.
·
Ginásio poliesportivo coberto com arquibancadas
e setor de educação física.
·
Campo de futebol com arquibancadas.
·
Piscina.
·
Pista de corrida.
·
Academia completa com equipamentos para
musculação e ginástica.
·
Espaço para a prática de artes marciais e defesa
pessoal.
·
Stand para a prática de tiro.
·
Banheiros e vestiários adequados ao contingente.
·
Dormitórios.
·
Auditório climatizado com equipamentos de som e
imagem, isolamento acústico e cadeiras confortáveis adequadas ao corpo e
espaço.
·
Estacionamento coberto para as viaturas, carros
oficiais e veículos de servidores.
·
Oficina para a manutenção preventiva de
motocicletas e carros.
·
Construção das futuras instalações do canil.
·
Guarita elevada com cancelas automáticas.
28-
Assessoria jurídica 24 horas para servidores que
tenham processos oriundos do serviço ou em razão deste;
29-
Capacitação continuada feita a cada seis meses;
30-
Reformulação do RDI (Regulamento Disciplinar Interno)
/ GMF;
31-
Construção de uma Base avançada da Guarda
municipal toda em alvenaria e respeitando a reordenação do local na Praia de
Iracema com observatório elevado com ar condicionado, banheiros, área para
estacionar as viaturas, descanso da guarnição, linha fixa de telefone, onde
toda a estrutura será usada pelos pelotões como ponto de apoio tanto em eventos
como no serviço diário, ficando sobre o comando do Pelotão de Guarda
Comunitária – PGC/GMF;
32-
Reestruturação do Pelotão de Salvamento Aquático
- PSA, com os seguintes itens:
·
Reforma e construção de novas torres;
·
Aumento do efetivo;
·
Disponibilizar a TASER para o pelotão;
·
Construção de pontos de apoio que seriam locais
onde fossem instalados, banheiros, pias, armários para a guarnição, linha fixa
de telefone, bebedouro, mesa, cadeiras, material de expediente;
·
Aquisição de equipamentos tais como:
Lanchas, jetski;
Carros modelo troller com reboque;
Reboque para lancha e jetski;
Fardamento completo e adequado ao serviço;
Protetor solar como determina a Lei municipal;
Flutuadores e pranchas;
Binóculos profissionais;
Rádio HT, para comunicação direta com o CIOPS e entre as torres no caso
de ocorrência e apoio;
Kit de primeiros socorros;
Parabéns ao sindiguardas e ao Márcio Cruz pelas propostas aqui mencionadas e agora arregaçar as mangas para mobilização da categoria e para apreciação da Gestão... Esperamos o máximo de apoio dos companheiros para a efetiva aceitação do Prefeito à estes anseios da categoria! Ass: Oséias Bezerra
ResponderExcluirAPROXIMA-SE A GRANDE MANIFESTAÇÃO PRO-CONCURSO EM PINDORETAMA
ResponderExcluirPreparem suas panelas, suas faixas, suas armas, sua vontade, sua consciencia e sua determinação. Conquista só com lutas? Sim, só com lutas!
A organização e a mobilização dos trabalhadores, principalmente em parceria com a população, continua sendo a única saída para a classe trabalhadora conquistar e garantir seus direitos. Em Pindoretama não será diferente!
Os direitos que os trabalhadores têm, hoje, é fruto de muitas lutas, vindas desde o século XIX. Duros combates e mobilizações para melhorar a vida dos trabalhadores se deram não só no Brasil (desde a escravidão), mas no mundo inteiro.
Desde a assembléia que ocorreu no início de janeiro, quando foi eleita a Comissão Permanente Pró-concurso, que seus integrantes buscam formas de conseguir a efetivação dos concursados. Já manteve reunião com o prefeito Valdemar, e ele deixou claro que não efetivará os mesmos. Nessa conversa com o prefeito, ele deixou escapar nas entrelinhas que: “as vagas devem ser preenchidas pelos asceclas da campanha e não pelo concursados”. Prova disso é a grande movimentação para recebimento de currículos nas secretarias.
Muita luta - Para a Comissão, a mobilização de todos os concursados e suas famílias, é de fundamental importância para fazer valer os nossos direitos. “Vai ser preciso muita luta por parte dos trabalhadores para arrancar a aplicação do nosso objetivo.”
A Comissão avaliou como muito positiva a visita dos vereadores na última reunião, mas só isso é insuficiente, por isso vai continuar pressionando pela efetivação dos concursados. “Precisamos entender, também, que qualquer conquista agora só se dará após grandes manifestações de rua e assim seremos ouvidos e teremos reconhecido o nosso valor”.
Por isso, não resta dúvida: é a luta dos trabalhadores, e não os tribunais, que garante nossos direito e nos permite avançar nas conquistas.
Sabemos que unir todas as forças que são favoráveis ao concurso é importante para mostrar ao povo da cidade que a não efetivação dos concursados penaliza a todos e traz a Pindoretama: a insuficiência de médicos, de dentistas, de psicólogos, de fisioterapeutas, de professores e que o aumento dos mosquitos na cidade, os montes de lixo nas ruas é culpa do prefeito e da sua incapacidade de gestão.
Mas, acima de tudo para conseguir os objetivos da nossa batalha é fundamental a atuação harmônica e articulada das ações a serem desenvolvidas por todos os 405 cidadãos detentores do direito de trabalhar, pois estudaram para passar no concurso e já deveriam estar trabalhando. Segundo a Lei orgânica do município de Pindoretama, na sua Seção – V, no Art. 81 (A Administração pública direta ou indireta, de qualquer dos Poderes do Município, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e também, ao seguinte: I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham requisitos estabelecidos em lei: II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;), lei essa que o prefeito Valdemar desrespeita.
Prefeito que não respeita a lei não merece o respeito do povo!
• Todos às ruas na defesa da Lei Orgânica;
• Todos às ruas na defesa do Concurso;
• Todos às ruas pela moralidade dos Atos Públicos;
• Todos na preparação das atividades.
Vamos à luta. Até a Vitoria!