terça-feira, 2 de julho de 2013

SINDIGUARDAS E APROSPEC PELO CEARÁ

1º DESTINO: ARACOIABA 



Na última quarta feira, 26 de junho, os diretores da APROSPEC e SINDIGUARDAS estiveram em Aracoiaba, atendendo ao pedido dos guardas municipais da localidade.

Na oportunidade, os diretores foram até a Câmara de Vereadores do Município. O parlamentar, Sidinei Guedes, cedeu seu tempo de uso da tribuna para que os representantes das entidades pudessem falar sobre as condições de trabalho dos guardas municipais de Aracaoiaba.

Durante quase uma hora os diretores Flávio Alvez, do SINDIGUARDAS e Carlos Amaral da APROSPEC expuseram os problemas enfrentados pela categoria.

Flávio Alvez relatou que faltam viaturas, equipamentos de uso individual (tonfa, algemas, spray, colete, capacete e armas não letais) e de uso coletivo, não há fardamento oficial (os guardas tiveram que comprar o próprio fardamento), o horário de trabalho dos guardas é das 7 às 22 horas, mas eles não ganham nem hora-extra e nem adicional noturno.

O diretor ressaltou que a categoria requer que a prefeitura de Aracoiaba conceda alimentação (almoço e jantar) para todos os guardas, que pague o adicional de risco de vida (direito assegurado pela lei federal 12.740), que a Guarda tenha uma sede própria (hoje está lotada na Rodoviária de Aracoiaba, não há refeitório e nem alojamento), e que seja criado e aprovado o Regimento Interno da Guarda (o Prefeito de Aracoiaba, Antônio Claudio, apenas abriu o edital do concurso para a Guarda, mas não há lei municipal especifica tratando sobre o órgão). Os servidores também pedem que gratificações, previstas em estatutos de outros municípios do Estado do Ceará (gratificação de desempenho, alimentação e as promoções), também sejam pagas para os servidores de Aracoiaba. Os trabalhadores apontam que é necessária, também, uma melhor parceria entre a Guarda e as autoridades competentes como Conselho Tutelar,  Poder Judiciário, Polícia Militar e Polícia Civil, assim, quem ganha são os moradores do município.

Na ocasião também foi exposto que a situação anda tão precária que o Comandante da Guarda, Sub Tenente Flávio, utiliza a impressora e outros equipamentos da sua casa, para, por exemplo, fazer e imprimir a escala de serviço dos servidores.

Já, Carlos Amaral falou da possibilidade dos gestores do município celebrarem pareceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça responsável por programas como o Pronasci e o Senasp. Por meio dos programas além de capacitações, a prefeitura pode contar com investimentos do governo na área de segurança. O diretor também ressaltou a importância da criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os Guardas de Aracoiaba.

Na ocasião o vereador Jose Wilson Dantas, abordou a questão da necessidade de que os guardas municipais de Aracoiaba também atuem no trânsito. O parlamentar conta com o apoio dos outros 10 vereadores para que a atuação dos guardas no trânsito seja uma realidade. Mas para isso é preciso também aumentar o efetivo, hoje a cidade possui cerca de 25 mil habitantes e só 24 guardas municipais.

O Secretário de Administração de Aracaoiaba, órgão que a Guarda Municipal é vinculada, Raimundo Lopes estava presente. Os representantes da categoria solicitaram uma reunião com o prefeito Antônio Claudio. Como os vereadores também querem participar e estão em pleno recesso parlamentar, o presidente da Câmara, Vereador Wellington, pediu que a reunião seja realizada em agosto quando os trabalhos do Parlamento Municipal  retornam.

Desde já os vereadores garantiram que será pago aos servidores 30% do salário base, como gratificação do risco de vida.

2º DESTINO: TRAIRI


A visita dos diretores da APROSPEC e SINDIGUARDAS ao município de Trairi foi realizada na ultima quinta feira, dia 27 de junho. Mesmo sendo feriado em Fortaleza, por conta de partida da Copa das Confederações no Estádio Castelão, os diretores resolveram que não tirariam o dia de folga.

No município foram até a sede da Guarda Municipal. Atualmente Trairi conta com 22 guardas.

Os problemas apontados pelos servidores são muitos: não possuem fardamento, a sede do órgão é alugada e não comporta os trabalhadores, não há equipamentos de uso individual e coletivo e não há pagamento de horas extras.

Existem plantões de 12 e 24 horas, mas a alimentação só é concedida para os guardas plantonistas lotados nos hospitais.  Os servidores requerem que todos os plantonistas tenham direito a alimentação.

Os servidores pedem a criação e aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, e que o Estatuto dos Servidores seja alterado.

Outra reclamação é que os guardas que estão à disposição no Fórum recebem uma gratificação de 400 reais.  A categoria pede que tal gratificação seja estendida para os guardas que estão lotados nos hospitais.

Os guardas atualmente não tem acesso gratuito aos ônibus que circulam na cidade, eles pagam passagem mesmo estando fardados. Os trabalhadores cobram da Prefeitura uma intermediação para resolver a situação, para que eles possam circular nos coletivos da cidade, durante o expediente, de forma gratuita. Dessa forma a locomoção dos guardas fica mais fácil, e quem acaba ganhando é a própria população.


Nesta primeira visita os diretores ficaram cientes da situação dos guardas de Trairi. Mas uma nova visita será realizada quando os diretores irão cobrar uma reunião com o Prefeito e os vereadores do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário