terça-feira, 23 de abril de 2013

LEI VAI CRIAR SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE ENTRE ENTIDADES E PREFEITURA DE FORTALEZA


Depois de meses de conversas e estudos, Sindicatos e Associações que representam trabalhadores públicos de Fortaleza e Prefeitura entraram em consenso a respeito da criação do Sistema de Negociação Permanente (SNP). APROSPEC e o SINDIGUARDAS vêm acompanhando e debatendo o desenrolar do processo desde o inicio.
É preciso compreender que apesar da nossa data base ser janeiro, o processo de discussão de um canal permanente de diálogo entre trabalhadores e Prefeitura, um anseio antigo da classe operária, foi longo, mas não por acaso. A demora ocorreu principalmente pela falta de consenso e da necessidade de debater cada item, como forma de contemplar as duas partes.

O primeiro cuidado tomado pelas entidades foi fazer com que o Sistema seja instituído por uma lei, evitando que seja apenas uma ação do governo atual. Desta forma, ficou pactuado que o SNP seria criado por lei. Mas para tratar de requisitos mais específicos de funcionamento, regulamentar o Sistema um Decreto do Prefeito também foi debatido e elaborado em conjunto.  

Ao final dos debates, as partes decidiram, nesta última reunião, que a ao invés de uma Mesa de Negociação Permanente, seria criado um Sistema formado por: uma Mesa Central, Mesas Setoriais e Comissões Temáticas.
Lembramos que a Mesa Central debaterá assuntos e questões que dizem respeito a toda a categoria de trabalhadores públicos do município de Fortaleza, as Mesas Setoriais tratarão de temas específicos de cada classe de trabalhadores, já as comissões temáticas debaterão e discutirão assuntos que precisam de conhecimento mais técnico.



A Mesa Central é composta por 6 representantes Prefeitura e 6 dos Trabalhadores ( mais 6 suplentes), já  as Setoriais são 3 de cada lado. A APROSPEC e o SINDIGUADAS possuem cadeiras nas duas mesas.
Depois de consenso sobre a criação do SNP, o Secretário de Planejamento da Prefeitura, Philipe Nottingham, garantiu que o Projeto deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores com pedido de urgência. Assim, deve tramitar de forma rápida no Legislativo Municipal.

Depois da criação do Sistema, secretárias e entidades de classe vão se reunir, para valer, nas mesas setoriais. Como temos pressa, já realizamos até uma reunião prévia da Mesa Setorial da Guarda Municipal de Fortaleza e já protocolamos um ofício solicitando a realização de mais uma reunião especifica na Secretaria de Segurança do Município.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário